top of page
  • Foto do escritorForum Aborto Legal RS

Violência sexual e interrupção legal de gestação: cartilha dá orientações sobre atendimento

Já está disponível online a cartilha “Como atender e encaminhar casos de violência sexual e interrupção legal de gestação?”, publicação do Fórum Aborto Legal do Rio Grande do Sul (FALRS), em conjunto com o Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde e o Grupo Curumim.

O material é fruto da necessidade de ofertar aos profissionais de saúde orientações para o atendimento de casos de violência sexual, em especial no período da calamidade pública que atingiu o estado do Rio Grande do Sul.


“Em alguns municípios, os efeitos da catástrofe climática ainda repercutem na forma de descontinuidade de serviços ou mesmo com a presença de novos atores na rede de atenção”, explica a advogada Renata Jardim, do Cladem/FALRS. “No cenário atual, nosso trabalho se concentra no monitoramento do funcionamento dos serviços e na conscientização e orientação sobre como acessar os direitos previstos em lei. Dentre esses direitos, está o aborto legal, permitido em três circunstâncias: quando o feto for anencéfalo, quando a gravidez significar risco de vida à gestante e quando a gravidez for resultante de violência sexual ”, complementa. 


O FALRS atua promovendo a conscientização sobre esse direito para que todas as mulheres, meninas e pessoas que gestam tenham acesso à informação, acolhimento e atendimento na rede de hospitais habilitados a fazer o aborto legal.


Além de estar disponível na página internet do Fórum Aborto Legal do RS, a cartilha também é distribuída nas atividades e ações do FALRS nos municípios onde há serviços de referência para atenção integral a pessoas em situação de violência sexual.


Para acessa-la, basta clicar no link https://bit.ly/3WM22Gk 


Foto: Gabriel Galli/MS

Comments


bottom of page