top of page
  • Foto do escritorForum Aborto Legal RS

Porto Alegre e Eldorado do Sul: atividades debateram crise climática e saúde da mulher

Saúde sexual, violência de gênero e direitos das mulheres  foram os temas das rodas de conversa realizadas em Porto Alegre e Eldorado do Sul no dia 12 de setembro, como parte do ciclo de atividades do Fórum Aborto Legal RS de monitoramento do impacto da catástrofe climática sobre as mulheres. 


As atividades contaram com a presença das obstetrizes Ellen Vieira e Maíra Bittencourt, integrantes do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde (CFSS), que estavam em Porto Alegre para participar da formação “Eu acolho” (dias 13 e 14).


Na parte da manhã, a roda de conversa foi na Casa Violeta, abrigo exclusivo para mulheres e crianças atingidas pelas enchentes do RS, implementado em Porto Alegre pelo Instituto Survivor e Me Too Brasil, em parceria com o Governo Estadual do Rio Grande do Sul. A roda contou com a participação de mulheres abrigadas no espaço e teve como foco a saúde das mulheres, passando por experiências de violência no âmbito dos relacionamentos, práticas inseguras de controle da reprodução e direitos. Pelo Fórum Aborto Legal, estiveram presentes Camila Guiliani, Renata Jardim e Jéssica Limana. Ao final, todas receberam uma lembrança do Fórum Aborto Legal RS. 


Na parte da tarde, a atividade foi no Ponto Popular de Trabalho Alimentação e Saúde, no bairro Cidade Verde, município de Eldorado do Sul. A partir da demanda do grupo, registrada na primeira roda de conversa, realizada pelo Fórum em julho de 2024, as participantes conversaram sobre saúde sexual, abordando suas experiências com a menarca, os relacionamentos afetivo-sexuais e a menopausa. 





Comments


bottom of page