top of page
  • Foto do escritorForum Aborto Legal RS

Participe! Pesquisa crise climática no RS e seus impactos sobre as mulheres 

Mulheres de diferentes municípios do estado podem participar da pesquisa conduzida pelo Fórum Aborto Legal do Rio Grande do Sul (FALRS) que busca identificar os diferentes impactos da crise climática sobre a vida das mulheres. O formulário para o envio de respostas está disponível na internet AQUI. A pesquisa também pode ser preenchida presencialmente, durante as atividades de formação e sensibilização que o Fórum vem realizando junto às comunidades e equipamentos de saúde dos municípios.


Qualquer mulher que se sinta atingida pelas enchentes, deslizamentos ou outros eventos decorrentes da catástrofe pode contribuir enviando informações. O levantamento traz questões que buscam identificar como a saúde física e emocional das mulheres foi afetada com a emergência climática, os impactos em relação ao trabalho e à renda, os tipos de auxílio recebidos e as ações de solidariedade em que estiveram ou estão envolvidas, entre outros aspectos.


A pesquisa integra um ciclo de atividades que abrange as cidades de Canoas, Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Porto Alegre, São Leopoldo, além de Santa Maria. O levantamento acontece por meio de visitas aos municípios atingidos, com a realização de rodas de conversa e entrevistas com profissionais da rede de atenção. O Fórum já realizou esses encontros nas cidades de Eldorado do Sul (18/07), no bairro Sarandi, em Porto Alegre (08/08), em Canoas (14/08) e Caxias do Sul (15/08). 


Mulheres do município de Pelotas também puderam preencher o formulário da pesquisa durante a roda de conversa “Vamos falar sobre Aborto Legal”, realizada no dia 9 de agosto, com participação de Claudia Prates, da Marcha Mundial das Mulheres/Fórum Aborto Legal RS, que debateu a inacessibilidade ao aborto legal e o racismo. Essa atividade faz parte do projeto “Fortalecendo redes de atenção às mulheres, meninas e pessoas com capacidade de gestar em situação de abortamento legal no Rio Grande do Sul”, e foi realizada em parceria com a FF 8M de Pelotas.





Comments


bottom of page