top of page
  • Foto do escritorForum Aborto Legal RS

Participantes da Conferência Estadual de Saúde são sensibilizados sobre o aborto legal*


Integrantes do Fórum Aborto Legal e da Frente Pela Legalização do Aborto (Frepla) realizaram uma intervenção durante a 9ª Conferencia Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, realizada no mês de maio em Porto Alegre.


Do lado de fora do Auditório Araújo Vianna, onde ocorreu a conferência, houve distribuição de folhetos com informações sobre os permissivos legais no Brasil e considerações. As ativistas também dialogaram com profissionais de saúde sobre informações que não costumam ser de conhecimento geral: que mulheres em situação de violência sexual não precisam apresentar boletim de ocorrência para ter acesso ao aborto legal e que a relação sexual sem consentimento também ocorre dentro do casamento. A Frepla também rodou o áudio do Carro do Óvulo, com informações sobre o aborto para informar as participantes e os participantes do evento.


"Chamou atenção a receptividade das pessoas que estavam saindo da conferência em relação ao material distribuído e ao conteúdo do áudio. A ação reforçou a ideia de que o público da saúde é importante de ser sensibilizado pelas questões do aborto legal", avalia a psicóloga Camila Noguez, integrante do Fórum Aborto Legal e da Frepla RS.

O evento reuniu mais de 3 mil pessoas, entre delegadas e delegados, trabalhadoras e trabalhadores. Agora, as delegadas e os delegados seguem para a 17ª Conferência Nacional da Saúde, em julho, em Brasília, onde devem defender a participação social, o controle social e o financiamento justo e adequado para o SUS. A capacitação e o acesso à informação sobre o aborto legal para os profissionais da saúde são uma das formas de qualificar o modelo de assistência ao aborto legal no Brasil. *com informações do Brasil de Fato


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page