top of page
  • Foto do escritorForum Aborto Legal RS

Fórum Aborto Legal realiza roda de conversa em unidade de saúde de Canoas



A convite da Unidade Básica de Saúde do Guajuviras da cidade Canoas, foi realizada no mês de outubro um roda de conversa com profissionais do serviço, contando com a participação de cerca de 50 pessoas. A atividade integra o projeto Fortalecendo redes de atenção às mulheres em situação de aborto legal no SUS e foi facilitada pela Integrante do Fórum Aborto Legal e Servidora da UFRGS Luci Jorge.

Na ocasião, a ativista apresentou documentos de pesquisas e outros materiais disponíveis no site do Fórum Aborto Legal, além do vídeo animação criado pelo  coletivo para explicar as três formas de aborto legal no Brasil (violência sexual, risco de vida da mulher e feto anencéfalo).


No diálogo com os profissionais da saúde, Luci explicou que não há necessidade de apresentação de boletim de ocorrência para realização do atendimento à mulher vítima de violência secual ou para a realização do aborto legal. “O Ministério da Saúde publicou uma portaria que liberou essa exigência. O importante é acolher essa mulher que é vítima de uma gravidez indesejada”, falou Luci.


O Fórum Aborto Legal RS é formado por organizações da sociedade civil, representantes dos serviços e de profissionais da assistência e de universidades  que trabalham pela garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Para oferecer palestras e formações semelhantes em universidades e outros espaços de educação e saúde, escreva para forumabortolegalrs@gmail.com.


2 visualizações0 comentário
bottom of page